Uma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de Desenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33042

Palavras-chave:

Medidas, Finalidades de ensino, Ensino de Desenho, História da Educação

Resumo

Sob a perspectiva da história da educação matemática, este texto apresenta os resultados de um estudo que teve como questão norteadora discutir como as medidas podem ter sido mobilizadas no contexto das finalidades de ensino de Desenho para o curso primário paulista, no período de 1890-1950. Para isso, tomaram-se como base para análise os programas de ensino de São Paulo promulgados à época e os resultados apresentados pelas pesquisas de Guimarães (2017) e Trindade (2018). Nesse sentido, orientaram a análise os referenciais teórico-metodológicos da história cultural. Pelo exame, a mobilização das medidas ligada ao contexto das finalidades de ensino de Desenho, de modo a garantir a representação de desenhos geométricos e/ou do natural, se dava prioritariamente e implicitamente com ênfase numa medida intuitiva, conferida e associada ao desenvolvimento de habilidades manual e visual, seja ligada à reprodução de figuras geométricas, seja à cópia de modelos da natureza e/ou manufaturados.

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Biografia do Autor

Deoclecia de Andrade Trindade, Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, SP. Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, SE. Pesquisadora do GHEMAT-Brasil. E-mail: deo.clecia.1@gmail.com

Marcos Denilson Guimarães, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, SP. Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacanga, São Luís, MA. Pesquisador do GHEMAT-Brasil. E-mail: markito_mat@hotmail.com

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Publicado

02.10.2020

Como Citar

de Andrade Trindade, D., & Guimarães, M. D. (2020). Uma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de Desenho . Linhas Crí­ticas, 26, e33042. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33042

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